21/06/2010

Seriados Inesquecíveis: Vampiros

Vampiros Após uma longa ausência, este é mais um artigo da série “Seriados Inesquecíveis”, que estão entre os mais visitados aqui do TD Séries. Desta vez, o foco são os vampiros, que andam em alta desde o lançamento da série de livros e filmes iniciada com “Crepúsculo”. Com o perdão do trocadilho, ressuscitarei neste artigo os mais antigos vampiros dos seriados de TV, como o clássico “Os Monstros”, chegando até os dias atuais com os vampiros de “Being Human”. É interessante notar como esses seres já foram mostrados de forma cômica, assustadora e hoje são grandes galãs. Vamos aos seriados, mostrados a seguir em ordem cronológica de exibição.

Os Monstros (The Munsters) 

TheMunsters

O seriado “Os Monstros” foi lançado nos EUA em 1964, ainda em preto-e-branco. É o primeiro seriado de TV que tenho notícia em que os vampiros apareceram. Neste caso, duas gerações de vampiros: o Vovô e sua filha Lily. Além deles, também faziam parte da família seu marido Herman, no melhor estilo Frankenstein, o filho deles Eddie, o garoto-lobisomem e Marylin, a bela loira sobrinha do casal. A família acreditava que era por Marilyn ser muito feia que seus pretendentes fugiam quando elas os levava para casa! Trata-se da única comédia desta lista. O curioso é que o seriado foi levado ao ar na mesma época em que a “A Família Adams”, outro seriado clássico de terror-comédia, estreava na TV.

 

Kolchak e os Demônios da Noite (Kolchak: The Night Stalker)

Kolchak “Kolchak” foi um seriado produzido em 1974, baseado em filmes para o cinema exibidos nos anos anteriores Os filmes, por sua vez, foram baseados em um livro escrito por Jeff Rice. Kolchak é um repórter que investiga casos misteriosos, envolvendo monstros e o sobrenatural. Para ajudar no clima, o seriado estreou numa sexta-feira 13. Durante as histórias, Kolchak enfrentava não só vampiros, mas também lobisomens, zumbis e demônios. A baixa audiência fez com que ele fosse cancelado em sua primeira temporada, mas isso foi o suficiente para inspirar seriados famosos como “Arquivo X” e “Supernatural”.

 

Drácula – A série (Dracula: The Series)

Dracula

“Drácula – A série” teve apenas uma temporada, exibida em 1991. A história contava as aventuras dos membros da família Van Helsing lutando contra o conde Drácula, que disfarçava sua identidade como o empresário Alexander Lucard (notaram o “Dracul” ao contrário?). A família do bem era representada por Gustav Helsing e seus dois sobrinhos adolescentes. Um ponto interessante no seriado é o efeito do sol sobre Drácula: ao invés de feri-lo, isso simplesmente anulava os seus poderes.

 

 

Maldição Eterna (Forever Night)

ForeverNight

Em 1992, foi lançado o seriado “Maldição Eterna”, originado por um filme lançado em 1989. Nick Knight é um vampiro de 800 anos que trabalha na polícia, como uma forma de buscar redenção por ter matado tantas pessoas ao longo de sua vida. Como se tornaria comum no gênero, Nick e os demais vampiros do seriado tem super poderes: super força e velocidade, vôo e até controle da mente! O seriado fez sucesso razoável e permaneceu no ar por três temporadas.

 

Buffy – a Caça Vampiros (Buffy the Vampire Slayer)

Buffy

“Buffy – a Caça Vampiros” foi um dos maiores sucesso da TV a retratar os vampiros. O seriado foi baseado em um filme de 1992 e começou a ser exibido em 1997, durando por longas 7 temporadas. Sarah Michelle Gellar fazia o papel de Buffy Summers, uma Caçadora de vampiros e outras criaturas malignas que assombravam nosso mundo. Em sua batalha, Buffy era auxiliada pro seus amigos, chamados de “Scooby Gang”. Interessante é que entre seus amigos – e amores – também estavam alguns vampiros, como Angel (que ganhou um seriado próprio) e Spike (interpretado por James Masters, recentemente visto em Smallville e Caprica). “Buffy” acumulou prêmios e indicações durante sua exibição e é até hoje um dos seriados mais cultuados do gênero.

 

Angel

Angel

O personagem Angel fez tanto sucesso em “Buffy – a Caça Vampiros”, que acabou ganhando um seriado próprio em 1999. Angel, interpretado por David Boreanaz,  é um vampiro “do bem”, que lutou ao lado de Buffy durante as primeiras temporadas daquele seriado, chegando a ser seu par romântico. É mais um vampiro que arrependeu-se de seus atos e agora busca a redenção. Devido a uma maldição, ele luta contra Buffy e acaba morto, mas sua alma é restaurada e ele decide deixar sua amada e fazer sua própria caçada contra o mal. Ele faz isso através de uma empresa de investigações chamada “Angel Investigations”, cujo principal inimigo é uma firma de advocacia, a Wolfram & Hart

 

Supernatural

Supernatural “Supernatural” não é exatamente um seriado sobre vampiros. No seriado, que começou a ser exibido em 2005 e já tem uma sexta temporada confirmada, os irmãos Dean e Sam Winchester enfrentam todo o tipo de seres demoníacos, como lobisomens, zumbis, metamorfos e até mesmo o próprio Lúcifer. Mas, durante suas aventuras, os Winchester já cruzaram com vampiros em pelo menos dois episódios, “Dead Man's Blood” e “Fresh Blood”. Um fato interessante é que aqui, diferente de todos os outros que já foram exibidos, é necessário cortar a cabeça de um vampiro para matá-lo.

 

Blade

Blade

“Blade” foi outro seriado de TV baseado em filmes. Neste caso, trata-se da famosa trilogia estrelada por Wesley Snipes que, por sua vez, foi baseado em um personagem das histórias em quadrinhos. Com uma única temporada exibida em 2006, “Blade” mostra as aventuras do personagem de mesmo nome, aqui interpretado por Kirk Jones. Blade é meio homem, meio vampiro, e utiliza um soro para controlar seus impulsos malignos. Ele une-se com Krista Starr, uma veterana do exército cujo irmão gêmeo foi morto num crime relacionado com vampiros. Apesar da audiência regular, o seriado foi cancelado após o final da primeira temporada.

 

Moonlight

Moonlight “Moonlight” foi outro seriado de vampiros a durar uma única temporada, realizada em 2007. Aqui, o vampiro é Mick St. John, que ao contrário de outros vampiros desta lista, odeia a sua condição. Ele trabalha agora como investigador particular, ao lado da bela Beth Turner, por quem nutre uma complicada paixão. Os efeitos das armas tradicionais contra os vampiros foram totalmente modificados no seriado: eles podem caminhar sob a luz solar e estacas de madeira somente os paralisam. Além disso, diferente da história clássica, eles não precisam de convite para entrar em uma casa. Um fato interessante na história é que existe uma sociedade de vampiros convivendo em segredo com os humanos, com regras próprias para defender sua espécie.

 

True Blood

TrueBlood

“True Blood” começou a ser exibido em 2008 e tornou-se um fenômeno mundial. Grande parte do sucesso deve-se ao carisma do par central, o vampiro Bill Compton (Stephen Moyer) e a humana Sookie Stackhouse (Anna Paquin, a Vampira do filme “X-Men”). Sookie é uma telepata, mas encontra paz ao lado do vampiro, pois não consegue ouvir seus pensamentos. “True Blood” relata a nem sempre simples convivência entre humanos e vampiros na cidade de Bon Temps. Parte da paz é garantida pela existência do “true blood”, um sangue artificial que é consumido pelos vampiros ao invés de sangue humano. Claro que as coisas não são simples assim e há uma parcela dos vampiros que considera-se superior aos demais e não aceita a convivência pacífica com os humanos. Aqui, os efeitos do sol sobre os vampiros seguem a explicação clássica: eles são lentamente queimados pela luz solar, podendo virar pó se ficarem muito tempo expostos. Plagiando a descrição da Taci, “a série é recheada de fenômenos estranhos, criaturas interessantes, sexo, amor, preconceito e fanatismo religioso”. O seriado está agora em sua terceira temporada, cuja novidade será a aparição de lobisomens.

 

The Vampire Diaries

TheVampireDiaries“The Vampire Diaries” é o seriado de TV cuja história mais se aproxima do fenômeno “Crepúsculo”. Da mesma forma que este, também foi inspirado numa série de livros de mesmo nome. A diferença é que os livros que inspiraram os “Diários” foram escritos em 1991, enquanto “Crepúsculo” foi escrito em 2005. Neste seriado, cuja primeira temporada foi exibida em 2009, há também um vampiro bonzinho, Stefan (interpretado por Paul Wesley) que apaixona-se pela adolescente infeliz Elena (Nina Dobrev) mas procura afastá-la para evitar que ela seja ferida. Outro vampiro na história é Damon, irmão de Stefan e bem menos bonzinho. Enquanto Stefan vem evitando consumir sangue humano há muitos anos, Damon não hesita em atacar suas vítimas. Damon é interpretado por Ian Somerhalder, que recentemente trabalhou em “Smallville” e “Lost”, e virou o galã do momento graças a “The Vampire Diaries”. O nome do seriado se deve aos inúmeros diários que Stefan escreveu durante sua longa existência. Quanto ao sol, os irmãos o enfrentam sem problemas: eles possuem anéis enfeitiçados que os protegem de seus efeitos nocivos.

 

Being Human

BeingHuman

Em 2009, outra produção envolvendo vampiros também estreou: trata-se de “Being Human”, produzida pela BBC inglesa. A história é pitoresca: John Mitchell (Aidan Turner) é um vampiro, amigo de George (Russell Tovey) um lobisomem. Eles decidem alugar uma casa para morar juntos. A surpresa é que essa casa é assombrada por Annie (Lenora Crichlow), que foi morta por seu noivo. O trio faz o possível para se manter afastado de problemas e não atacar seres humanos. Convenientemente, Mitchell trabalha em um hospital, de onde consegue roubar sangue para se alimentar. Como se pode imaginar, a vida dos três não é nada simples. Há um grupo de vampiros que não aceita a posição de Mitchell e quer levá-lo para seu lado. O sol não é grande problema para Mitchell e os demais vampiros do seriado: aqui, o único inconveniente que eles enfrentam é a alta sensibilidade de seus olhos à luz solar, facilmente resolvido com o uso de óculos de sol. O seriado já teve duas temporadas completas, e já conseguiu a renovação para uma terceira.

 

E você, gosta de seriados com vampiros? Conhece algum que ficou de fora da lista? Deixe seu comentário!

 

Outros artigos desta série:
Seriados Inesquecíveis
Seriados Inesquecíveis: Super máquinas
Seriados Inesquecíveis: Super-heróis japoneses
Seriados Inesquecíveis: Heroínas e Super Heroínas
Seriados Inesquecíveis: Famílias
Seriados Inesquecíveis: Extraterrestres

23 comentários:

  1. Parabéns ao Post!
    Morri de rir ao ver o Kolchak e os Demônios da Noite!

    Só estranhei o Adelson ser o autor da seleção, já que a fã dos vampiros é a Taci, he, he.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ricardo!

    Confesso que o Kolchak era um da lista que eu nunca havia visto! Fiquei impressionado com a quantidade de seriados que já foram realizados sobre o tema!

    E, embora eu tenha assumido a autoria do artigo, houve um forte trabalho de consultoria da Taci nos bastidores. :-)

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Faltou o seriado sobre o Vampiro, a Mascara (Vampire the Masquerade) que teve poucos episodios mas seguiu o RPG com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  4. Tinha um seriado que se chamava Irmaos de Sangue, baseado no RPG Vampiro, a Mascara. Chegou a passar na record uns 10 anos atras, acredito. Não tá na lista...
    abraço.

    ResponderExcluir
  5. Moonlight. Que saudade que sinto da série! :( Gostei muito da primeira temporada e fiquei muito revoltado quando a CBS cancelou.

    Do resto eu só vi TB, TVD e Supernatural . rs

    @lucas_santtos

    ResponderExcluir
  6. @Anônimo e Cacos: Esse seriado eu não conhecia! Obrigado pela contribuição!

    @Lucas: Realmente foi uma pena terem cancelado Moonlight. O seriado era mesmo interessante.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcello!

    É outro que eu não conhecia. Obrigado pela dica!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Nessa lista nova, faltou um que teve sua estreia no Domingo passado: The Gates. Eu assisti ao piloto e é praticamente um 'Desperate Housewives' só que a dona de casa é uma vampira. :)Aparentemente teremos a guerra entre vampiros e lobisomens também. A série é carregada de clichês como um novato na cidade, (já que The Gates é como uma cidade condomínio) arrasa na aula de literatura para se dar bem com a bonitinha da classe... Parece uma tentativa desesperada da ABC de fazer algo "made in Crepusculo". Vamos aguardar se a série vingará...

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ricardo!

    Os vampiros realmente estão em alta! Taci já ficou animada aqui com o novo seriado.

    Logo devemos colocar notícias aqui sobre sua sugestão.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  10. " Buffy - a caça vampiros " foi um dos maiores sucessos da tv a retratar os vampiros. O seriado foi baseado em um filme de 1992.... Eu gostaria muito de saber o nome do filme qe deu origem ao seriado da buffy. Realmente estou muito interessada em ver esse filme.. Obrigado =)

    ResponderExcluir
  11. Olá, Anna!

    O filme que deu origem ao seriado teve o mesmo nome "Buffy, a Caça-Vampiros". Você pode ver mais informações sobre ele na Wikipedia.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir
  12. Compartilho da mesma revolta Lucas moonlghit era legal deve ter sido cancelada por nao haver apelo sexual.

    ResponderExcluir
  13. gostei das dicas hein Adelson.assisti tds essas series,pena que algumas como Moonlight e The gates ficam sem ter um final.

    ResponderExcluir
  14. diarios de um vampiro the best

    ResponderExcluir
  15. True Blood dá de 1000000... em The Vampire Diaries

    ResponderExcluir
  16. Faltou uma série israelense chamada Split que teve seu ultimo episódio lançado ano passado, chegando a ter 45 na primeira temporada...já tem bm a segunda temporada, mas o site que acompanho anda meio abandonado entao parei no episódio 16...pra quem adora séries e filmes com um tema sobrenatural, principalmente vampiresco, fica a dica...bjks

    ResponderExcluir
  17. nossa cara adorei isso

    ResponderExcluir
  18. Não gostei de vc dizer que diários do vampiro (THE VAMPIRE DIARES) se compara a crepúsculo, porque na verdade é exatamente ao contrario porque Stephane Mayer foi ate acusada de roubar trechos dos livros diários de um vampiro.Gosto dos dois mais comparando as historias DIÁRIOS DE UM VAMPIRO ganha de lavada comparado a crepúsculo. Crepúsculo tem muito conto de fadas Bella só vivi para Eduward nada mais importa,já em diários de um vampiro por mais que Elena ame Stefan ela seria capaz de morrer para salvar um amigo ou sua família uma historia linda de morrer.

    ResponderExcluir
  19. Faltou "Split"
    Essa serie eh mt boa.. e pfv nao comparem TVD com crepusculo,pq nao tem nd haver!!

    ResponderExcluir
  20. Verdade split é uma serie interessantinha!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo, concordando ou discordando do que escrevemos. Só pedimos que não seja grosseiro.
Os comentários podem ser enviados automaticamente ao Twitter do TD Séries.