13 de nov de 2010

Caprica - Episódio 0114 - “Blowback”

Caprica0114Data Exibição
Canadá - Space: 09/11/10

Este é o primeiro episódio de “Caprica” exibido após a confirmação do cancelamento do seriado. Por ironia, o episódio mostra justamente o que os antigos fãs de BSG queriam ver em “Caprica”: naves espaciais, ação, tensão no ar. Lacy vai para Gemenon, mas um imprevisto atrapalha sua viagem. Enquanto isso, em Caprica, Clarice finalmente consegue o programa de avatar de Zoe, ao mesmo tempo em que Daniel desiste de seu programa de simulação.

Agora está confirmado: “Caprica” foi realmente cancelada, devido à baixa audiência que o seriado vinha obtendo. Infelizmente, “Caprica” não agradou aos fãs de BSG. Ao mesmo tempo, o número de fãs que gostaram dos conceitos do seriado foi pequeno demais para sustentá-lo.

Defesa seja feita: “Caprica” não é um seriado ruim. Longe disso. O elenco é ótimo e a história é inteligente. Mas, é um estilo de seriado diferente. Um seriado dramático, ambientado em um planeta distante, mas sem os atrativos de naves espaciais e lutas emocionantes. Isso o tornou um seriado para um público muito restrito. E um seriado é uma atividade econômica como tantas outras: se não há lucro, não há porque mantê-lo no ar.

O canal SyFy americano deixou de exibi-lo assim que seu cancelamento foi anunciado oficialmente. Ao menos há um consolo para os fãs: o canal canadense Space comprou os direitos dos episódios restantes da primeira temporada e os está exibindo. Ao menos saberemos qual era o plano original para esta primeira temporada.

E é realmente uma ironia: este primeiro seriado pós-cancelamento mostra, pela primeira vez em “Caprica”, longas cenas de naves espaciais. Boa parte da história acontece à bordo da nave que está levando Lacy para o campo de treinamento dos SDU em Gemenon. Há momentos de alta tensão, realmente nervosos, com um final surpreendente. E, para arrematar, a confirmação de que os SDU estão recebendo alguns cylons para ajudá-los. Parece ser exatamente aquilo que os fãs de BSG queriam ver.

Em Caprica, também há tensão: Amanda quase é descoberta como espiã na casa de Clarice. Mas, uma inocente morre em seu lugar e a verdade continua oculta. E Clarice tem agora um grande trunfo em mãos: ela conseguiu apoderar-se do programa de criação de avatares desenvolvido por Zoe, o que lhe permitirá dar andamento aos planos da Apoteose.

Para mim, o cancelamento de “Caprica” foi uma grande pena. Apesar de reclamar do ritmo do roteiro, continuava sendo um seriado agradável de ser visto. Mesmo lentamente, a história avançava de forma inteligente e interessante. Agora, só nos resta curtir os próximos e derradeiros episódios.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.