14/11/2010

Smallville - Episódio 1008 - “Abandoned”

Smallville1008aData Exibição
EUA - The CW: 12/11/10

Este foi um episódio de “Smallville” totalmente dedicado à relação entre pais e filhos. Lois assiste a um vídeo que sua falecida mãe lhe deixou e decide ir à Fortaleza da Solidão conversar com Jor-El. Tess encontra a Vovó Bondade, vilã das histórias em quadrinhos que lhe salvou a vida no final da temporada passada. Um bom episódio, mas ainda sem o charme e impacto dos primeiros desta temporada.

A temporada final de qualquer seriado é um desafio para os roteiristas e produtores. É um desafio imenso satisfazer a expectativa de todos os fãs que acompanharam o seriado - “Lost” é o melhor exemplo recente disso. No caso de “Smallville”, há um complicador adicional: os fãs sabem o que esperam desta última temporada (eu expressei isso em A Última Temporada de Smallville). Por isso, qualquer episódio que fuja dessa expectativa dá a impressão de ser apenas mais um “filler”.

Este episódio pode ser encarado assim: apenas histórias paralelas, sem nenhuma relevância para a linha principal do seriado. Mas, também há a possibilidade de entendê-lo de outra forma: Lois precisava deixar de lado a culpa que sentia em relação à sua mãe para poder entregar-se à Clark. E Clark precisava descobrir o lado falho e inseguro de Jor-El para deixar de martirizar-se. Olhando por esse ângulo, consigo entender este episódio como necessário a “Smallville” e ao nascimento do Superman.

Mas, a história de Tess não me convenceu. Momentos como esse parecem desafiar o bom senso de nós, que acompanhamos o seriado desde o início. Cheira a trapaça: em que momento foi decidido que Tess seria a meia-irmã de Lex? Duvido que isso tenha sido planejado quando a personagem entrou no seriado. Senti esse mesmo cheiro de trapaça na oitava temporada, quando foi explicado que Doomsday chegou à Terra na mesma época que o pequeno Kal-El. Chamo isso de trapaça porque dá a sensação de que foi forjada uma explicação totalmente incoerente, apenas para justificar algo que está por vir. Vamos ver qual é o motivo dessa jogada.

Smallville1008A Vovó Bondade, vilã não tão famosa das histórias em quadrinhos, é finalmente mostrada, com requintes de crueldade, interpretada pela veterana atriz Christine Willes. Mas, a melhor participação especial do seriado ficou por conta de Teri Hatcher, a eterna Lois Lane do seriado “Lois & Clark”, como a mãe de Lois. É mais uma figura importante ligada à mitologia do Superman que foi trazida à “Smallville”. O interessante é que ela estava caracterizada exatamente como sua personagem no saudoso seriado.

Não foi um episódio ruim. Mas, mais uma vez, ainda está abaixo da expectativa criada pelo ótimo início desta décima temporada. Continua grande minha expectativa para os fatos importantes que ainda precisam acontecer nesta temporada. Pelo visto, ainda precisaremos esperar diversos episódios para que eles aconteçam.

Compre os DVDs do Smallville no Submarino:

Smallville 1ª Temporada Smallville 2ª Temporada Smallville 3ª Temporada Smallville 4ª Temporada
Smallville 5ª Temporada Smallville 6ª Temporada Smallville 7ª Temporada Smallville 8ª Temporada
Smallville 9ª Temporada

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo, concordando ou discordando do que escrevemos. Só pedimos que não seja grosseiro.
Os comentários podem ser enviados automaticamente ao Twitter do TD Séries.