11/12/2010

Smallville - Episódio 1011 - “Icarus”

Smallville1011Data Exibição
EUA - The CW: 10/12/10

“Smallville” encerra 2010 com um bom episódio - não mais do que isso. O título - que lembra o mitológico grego que morreu por voar perto demais do Sol - deu-me a falsa esperança de que poderíamos ver uma tentativa frustrada de Clark voar, mas não houve nada disso. Mas, Clark pediu Lois em casamento, enquanto os heróis e seus amigos continuam sendo perseguidos pelo governo.

Este episódio já começou com um grande fato: Clark finalmente pediu Lois em casamento, que aceitou prontamente. Isso é raro em “Smallville”: eu já imaginava que tudo daria errado e que só veríamos a proposta no minuto final do episódio. O noivado teve direito até a festa na Watchtower, com a presença de todos os poucos amigos do casal. Apesar de não ter participado, até Chloe enviou as felicitações à sua prima. Foi a chance de finalmente revermos Alison Mack por alguns minutos nesta temporada. É possível que vejamos mais dela até o final do seriado.

O outro fato que ocupou todo o episódio foi a perseguição do governo aos amigos dos heróis. Por isso, Dr. Emil, Tess e Lois são presos e interrogados no Planeta Diário. Numa daquelas cenas que não convencem ninguém, Lois consegue fazer a sempre chatinha Cat entender que os heróis são boa gente. Mas, sendo Lois, ela não pode simplesmente fugir e conseguir ajuda: por isso, acaba sendo capturada novamente por Slade, que conhecemos no episódio “Patriot”. Agora, descobrimos que ele ganhou o poder de se regenerar de seus ferimentos.

É justamente ele quem dá mais trabalho no episódio: numa dura luta entre ele e o Gavião Negro, Lois acaba sendo lançada pela janela: apesar de ferido e com as asas em chamas, ele consegue salvá-la, mas acaba sucumbindo aos ferimentos. É justamente a cena de sua queda pela janela que explica o nome “Icarus” dado ao episódio. Fazia tempo que eu não via uma cena bem feita assim em “Smallville”.

No final, vemos o herói sendo enterrado pelos seus super amigos, com o perdão do termo, no Egito. É certo que ele voltará a reencarnar o herói futuramente, como já tem feito há mais de 3.000 anos. Para terminar, vemos uma misteriosa pirâmide branca surgindo do chão, que faz todos desmaiarem após emitir uma forte luz. Será isso o que faltava para Clark finalmente voar? Uma “forcinha” do Gavião Negro? Só saberemos isso no próximo ano, quando o seriado retornar.

Um fato que me chamou a atenção nessa cena - mas negativamente - foi a escolha da trilha sonora. Lembro-me que em suas primeiras temporadas as músicas em “Smallville” eram fantásticas. Quem não se lembra do encerramento do primeiro episódio, com a música “Everything” do Lifehouse? As músicas faziam tanto sucesso que foram lançados dois CDs com a trilha. No episódio de hoje, a música escolhida para o enterro do Gavião não parecia sequer combinar com a cena.

Eu esperava algo mais surpreendente para o final desta primeira parte da temporada final de “Smallville”. A pouca tensão deixada no ar não parece suficiente para perdurar até o retorno do seriado. Esse era um dos meus receios desde antes desta temporada estrear: que acabássemos sendo enrolados até que os fatos realmente importantes acontecessem.

Mas, continuo ansioso pelos demais episódios. Faltam poucos para terminar o seriado e espero que vejamos os fatos importantes que ainda precisam acontecer. O fato de Clark até hoje não ter voado, por exemplo, fica cada vez mais absurdo.

Compre os DVDs do Smallville no Submarino:

Smallville 1ª Temporada Smallville 2ª Temporada Smallville 3ª Temporada Smallville 4ª Temporada
Smallville 5ª Temporada Smallville 6ª Temporada Smallville 7ª Temporada Smallville 8ª Temporada
Smallville 9ª Temporada

8 comentários:

  1. A cena do salvamento de Lois foi a melhor, o Gavião Negro dominou o episódio. Aliás, gostei desse,foi um dos melhores até agora.
    E acho q Clark só irá voar no último episódio mesmo. Aff.

    ResponderExcluir
  2. Peraí, esse cara ainda não voa ? Que isso ? ainda bem que deixei de assitir na 3ª temporada.

    ResponderExcluir
  3. qual o nome da musica q toca no enterro do gavião negro ????

    ResponderExcluir
  4. @Mari: Gostei muito da cena do Gavião salvando Lois. Mas, no geral, o episódio ficou bem aquém da minha expectativa.

    @André: Pois é, até hoje Clark ainda não voa. Mesmo assim, Smallville está exibindo agora uma de suas melhores temporadas. Não me arrependo de continuar assistindo o seriado até hoje.

    @Bruno: Não consegui encontrar informações sobre a música! Encontrei muitas pessoas perguntando sobre ela, mas nenhuma resposta correta. Se quiser matar saudades dessa cena, ela está em http://www.youtube.com/watch?v=KOpj06MP0Ao.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Adelson,
    To curtindo tanto o fim de Smallville!
    Acho que me livrar de expectativas foi a melhor política.
    To até revendo as antigas para entender o que perdi...
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ka!

    Realmente, quando temos altas expectativas, a chance de nos decepcionarmos é muito maior!

    No geral, estou gostando também do final do seriado. Mas, episódios como esse me deixam com a sensação de que poderíamos ter visto mais.

    Mas, imagino que a segunda metade dos episódios será ainda mais surpreendente. Vamos acompanhar!

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Musica final é de Paul Taneja - City Lights

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela resposta! Realmente é essa a música tocada no enterro do Gavião Negro.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo, concordando ou discordando do que escrevemos. Só pedimos que não seja grosseiro.
Os comentários podem ser enviados automaticamente ao Twitter do TD Séries.